
Publicação: 14 de June de 2022
O Centro de Informação em Saúde para Viajantes (CIVES) idealizado pelo Prof, Fernando Martins inspirou a criação do Núcleo de Medicina do Viakjante do INstituo de Infectologia Emílio Ribas
A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) manifesta seu pesar e sua solidariedade à família, aos amigos e aos admiradores do trabalho Dr. Fernando Martins.
O professor sempre teve ideias inovadoras, foi o pioneiro na prática de Medicina de Viagem no Brasil. Teve a iniciativa da com a criação, em 1997, do primeiro centro especializado em medicina de viagem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,), e no Brasil.
Ele materializou o conceito de que viajantes representam população sentinela para introdução de novos agravos e agentes e reemergentes e que marcam a saúde pública de uma região, país, continente e mesmo o mundo como vemos com pandemia pêlo SARS-COV-2, a epidemia de Zika virus, CHIKV e mais recentemente a varíola de macacos.
O CIVES idealizado pelo Prof, Fernando Martins inspirou a criação do Núcleo de Medicina do Viakjante do INstituo de Infectologia Emílio Ribas!
A presidência, diretoria e colaboradores da SBMT se solidarizaram com seus familiares, reiterando o voto de pesar por essa prematura perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestados ao longo de sua brilhante carreira.
Nota de pesar: https://ufrj.br/2022/06/adeus-a-fernando-sergio-viana-martins/
.
The results of the research demonstrated, for the first time, a significant decline in cognitive processes in this audience
In the current situation of pandemic threats, the importance of the disease should not be underestimated
Researchers have mapped out how the parasite forms new variants that are more effective at escaping the immune system and developing disease