
Publicação: 29 de June de 2022
.
A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) ratifica apoio integral ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), que juntos vão promover uma ampla campanha “Vacina Mais”que tem como objetivo incentivar a vacinação. A SBMT saúda com otimismo esta iniciativa e conclama toda a população brasileira a aderir à vacinação e a divulgar a campanha. A vacinação é uma das ferramentas de saúde pública mais efetivas do mundo na prevenção de doenças. Graças às vacinas, a varíola foi erradicada do mundo, em 1980, e a Região das Américas foi a primeira do planeta a eliminar doenças como poliomielite (em 1994), rubéola e síndrome da rubéola congênita (em 2015) e tétano neonatal (em 2017).
A SBMT reconhece a espetacular conquista do Programa Nacional de Imunização (PNI), que é referência mundial quando o assunto é oferecer os imunizantes de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O PNI conta com vacinas para mais de 30 doenças, disponibiliza cerca de 300 milhões de doses anualmente e tem cerca de 38 mil salas de vacinação distribuídas pelo território nacional para que as pessoas possam se imunizar e exercer seu direito à saúde e à vida. Porém, a taxa de cobertura vacinal vem caindo ano após ano. Entretanto, a cobertura vacinal tem diminuído significativamente. O baixo número de imunizações colabora para que o Brasil continue fora da lista de países que alcançam a meta de imunização infantil. Dados do Ministério da Saúde apontam que, de 2015 a 2021, o número de crianças vacinadas com a primeira dose contra a poliomielite caiu de 3.121.912 para 2.089.643. Já para a terceira dose, no mesmo período, os números reduziram de 2.845.609 para 1.929.056. A imunização insuficiente, por exemplo, resultou no retorno do sarampo ao Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é 90% ou 95% para a maioria dos imunizantes, mas as taxas gerais de imunização estão abaixo desse valor desde 2012. Em 2016, chegou a 50,4%, e em 2021, essa porcentagem ficou em 59,5%.
A SBMT parabeniza a iniciativa da campanha “Vacina Mais”, que levará informação clara, atraente e precisa a diferentes públicos sobre a segurança, importância e efetividade de todas as vacinas disponibilizadas pelo SUS no Calendário Nacional de Vacinação. É uma ação que certamente vai ajudar na melhoria desse cenário vai somar aos esforços que vêm sendo realizados a nível comunitário por gestores e trabalhadores de saúde. O lançamento da campanha “Vacina Mais” será no dia 29 de junho, às 10h, na sede da OPAS/OMS, em Brasília, e será transmitido ao vivo no canal do CNS no YouTube. “Complete o seu esquema vacinal. Procure um posto de imunização e faça a sua parte”!
Nota Completa: (Clique aqui)
Este ano, o prêmio contempla trabalhos realizados por universitários de cursos de Comunicação. Inscrições seguem até o dia 25 de outubro
Two new cases of sabia virus (SABV) infection have been identified using metagenomics in patients with suspected severe yellow fever
NAT Chagas Kit brings together all the compounds necessary for the identification of Trypanosoma cruzi DNA
.