Prêmios concedidos a jovens cientistas serão entregues na cerimônia de abertura do Medtrop-Parasito 2019

Publicação: 7 de maio de 2019

Interessados no Prêmio Jovem Pesquisador devem realizar inscrições no site do evento até 30 de maio. Aqueles interessados no Premio Young Investigator Award devem encaminhar suas solicitações até o dia 20 de junho

As premiações têm por objetivo incentivar jovens cientistas que tiveram destacada atuação em Medicina Tropical

O Prêmio Jovem Pesquisador, criado pela SBMT em 2014, tem como objetivo reconhecer a importância do trabalho dos jovens pesquisadores para a ciência, bem como estimular a continuação de seus trabalhos na área da Medicina Tropical. Na edição deste ano novamente será concedida importância de R$ 1.000,00 para o primeiro colocado de cada categoria (graduação, mestrado e doutorado) enquanto os segundos e terceiros colocados serão agraciados com menções honrosas. Os melhores trabalhos em cada categoria serão apresentados no primeiro dia do evento (dia do curso pré-congresso). O resultado da premiação será divulgado na solenidade de abertura do Medtrop-Parasito 2019, que será realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 28 e 30 de julho.

Para participar, o autor deve realizar a submissão online até o dia 30 de maio, no site do congresso e escolher por uma das categorias de participação (aluno de graduação, mestrado ou doutorado). Para concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador, o participante obrigatoriamente terá de preencher a declaração (https://www.medtrop-parasito2019.com.br/download/download?ID_DOWNLOAD=66) que deverá ser assinada pelo orientador, e fazer upload no site, bem como o upload de uma foto (do autor principal) para divulgação. O não envio de toda a documentação excluirá o trabalho do processo de análise do prêmio. Para concorrer à premiação, o candidato deve ser o primeiro autor do resumo submetido, estar presente no primeiro dia do evento, e realizar a apresentação do seu trabalho.

Saiba mais sobre os vencedores das edições anteriores clicando aqui (https://www.sbmt.org.br/portal/jovem-pesquisador/)

Institut Mérieux – SBMT Young Investigator Awards-2019

Com o objetivo de incentivar jovens profissionais que tiveram destaque na atuação em Medicina Tropical, o Instituto Mérieux e a SBMT decidiram firmar parceria e premiar, em 2017, um Jovem Investigador. O prêmio, no valor de 10.000 €, foi entregue durante o 53º, realizado em Cuiabá, e, o 54º MedTrop, realizado em Recife, aos doutores Julio Croda e Dr. André Siqueira, respectivamente. Neste ano, o prêmio, no mesmo valor, será entregue durante a cerimônia de abertura do Medtrop-Parasito 2019.

Para participar, os candidatos devem ser membros atuais da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT); ter atendido em um hospital brasileiro ou em uma instituição de pesquisa brasileira relevante em tempo integral como clínico de doenças infecciosas, microbiologista clínico ou molecular ou epidemiologista; ter menos de dez anos de experiência profissional em doenças tropicais após a conclusão do PhD; ter envolvimento ou ter contribuído de forma significativa na pesquisa de doenças tropicais e / ou na gestão de pacientes com impacto nacional; os indicadores de impacto podem ser publicação (s) em revistas internacionais proeminentes e / ou implementação de diretrizes / protocolos que tenham levado a melhorias significativas nas doenças tropicais.

A solicitação para o prêmio deve ser encaminhada à SBMT até o dia 20 de junho. O pedido, em inglês, deve ser enviado ao e-mail sbmt@sbmt.org.br. Nele deve constar o nome completo do candidato e informações para contato (endereço de e-mail e número de telefone celular), além de um breve Currículo detalhando com o seu histórico profissional e a descrição, uma a duas páginas, de pesquisa e / ou projetos clínicos que o jovem investigador realizou ou que pode ser considerado para o prêmio. É necessária a apresentação de documentos comprobatórios, tais como, a publicação do trabalho proposto. Também deve conter a descrição, uma a duas páginas, das pesquisas em andamento e futuras realizadas pelo candidato no campo das doenças tropicais. Por fim, uma foto do candidato e uma carta de recomendação da instituição anfitriã onde o candidato está trabalhando no momento da aplicação (opcional).

Os membros de um comitê científico nomeado pela SBMT avaliarão os pedidos e classificarão dois a três, que serão encaminhados ao conselho científico do Institut Mérieux com suas recomendações para a seleção do laureado. O Institut Mérieux pode não atribuir o prêmio caso nenhuma das propostas atenda a qualificação mínima. Para receber os fundos do prêmio, que não exceda 10 000 euros (dez milhares de euros), a SBMT deve firmar um acordo com o laureado, e ambos serão responsáveis pela utilização adequada do fundo para pesquisa. Os fundos serão utilizados apenas para fins de pesquisa ao longo de um período de 12 meses.

Confira a programação completa: https://www.medtrop-parasito2019.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=451