Obituário: Marcília de Araujo Medrado Faria (*1938 †2014)

Publicação: 9 de setembro de 2014

DraMarcília de Araujo Medrado Faria (03.10.1938 – 05.08.2014) graduou-se na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, fez doutorado no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade de Paris IV e Paris I, tornando-se docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1969. Desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e assistência nas áreas da Medicina Preventiva, Saúde Coletiva e Saúde Ocupacional, com trabalhos de natureza epidemiológica sobre Doença de Chagas e Doenças Crônicas Toxicológicas Ocupacionais, particularmente Câncer e Intoxicação por Benzeno e por Mercúrio.

A Dra Marcília marcou a sua trajetória pela defesa dos princípios do Sistema Público de Saúde e pelo reconhecimento das necessidades e dos direitos dos trabalhadores, por meio da intensa dedicação ao trabalho e da luta contínua e incessante na defesa das suas ideias.

Os amigos, discípulos e colegas de jornadas deixam aqui o reconhecimento pela sua importante contribuição ao conhecimento e pelo modelo que representa, o qual ficará indelevelmente gravado em prol da saúde do trabalhador!…