Livro histórico de Vital Brazil é relançado no Instituto Butantan

Publicação: 25 de julho de 2011

Edição comemorativa traz um fac-símile da original “A Defesa Contra o Ophidismo” e uma obra comentada por 12 pesquisadores

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, promove nesta segunda-feira (4), às 15h30, o lançamento da obra “A Defesa Contra o Ophidismo – 100 Anos Depois”.

A obra é uma edição comemorativa e traz um fac-símile da original “A Defesa Contra o Ophidismo”, do cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha, e uma edição comentada, com uma análise de 12 pesquisadores que abordam desde aspectos históricos dos acidentes e tratamentos envolvendo animais peçonhentos quanto um panorama envolvendo as atuais tecnologias para a produção de soros hiperimunes. Dentre os autores estão pesquisadores do Instituto Butantan, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, do Instituto Adolpho Lutz, da Fundação Oswaldo Cruz e da Sociedade Brasileira de Toxinologia.

A publicação da obra original completou 100 anos em abril e se tornou um marco na história da produção científica brasileira, pois estabeleceu os parâmetros para a identificação e para o tratamento de acidentes com animais peçonhentos através dos soros. O ofidismos era um dos maiores desafios da saúde pública no início do século XX e as descobertas de Vital Brazil, detalhadas no livro, ainda ajudam a salvar vidas. O cientista produzia no Instituto Butantan soros específicos para os venenos das serpentes brasileiras, pois ele percebeu que o soro descoberto em 1894 não poderia ser utilizado para qualquer tipo de serpente.

“A obra é um clássico e esta edição comemorativa contribui para o resgate das pesquisas desenvolvidas por esse grande cientista brasileiro”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil.

A tarde de autógrafos acontecerá no auditório do Museu Biológico do Instituto Butantan e contará com a participação dos 12 autores. O relançamento é fruto de uma parceria entre o Instituto Butantan, o Instituto Vital Brazil e a Casa de Vital Brazil. A publicação será distribuída gratuitamente e entregue às principais bibliotecas científicas e universitária do país.

Assessoria de Imprensa do Instituto Butantan
Tel.: (11) 2627 9428 / 9506
www.butantan.gov.br
www.twitter.com/Butantan