Worldleish 5: Comitê científico define trabalhos que serão debatidos

Publicação: 13 de março de 2013

World Leish 5

Nunca tantos trabalhos foram enviados para apreciação como nesta edição. Até então, a maior quantidade foi na Índia, em 2009, quando foram submetidos 729 abstracts

Dos cerca de mil e quatrocentos trabalhos inscritos, mil trezentos e vinte e seis (1.326) foram selecionados para serem apresentados na quinta edição do congresso mundial de leishmanioses, o Worldleish 5. Com mais de 800 inscritos, até o momento, o evento ocorre pela primeira vez no Brasil, na praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco. “Nossa expectativa é que o número de inscrições aumente e consigamos reunir 1,2 mil pessoas”, revela Dr. Sinval Pinto Brandão Filho, presidente da Comissão Organizadora do Worldleish 5, – Fifth World Congress on Leishmaniasis.

Todos os trabalhos submetidos passaram por avaliação de quatro (posters) a seis (orais) membros da comissão científica, e foram selecionados para oral aqueles que tiveram maior consenso em recomendação pelos avaliadores. “Para se ter uma ideia, tivemos 546 trabalhos solicitados para apresentação oral”, comenta Dr. Sinval ao divulgar que dos 1.326 trabalhos selecionados, 349 serão para apresentações orais e 977 para posters. Segundo ele, a maior parte das discussões será em torno da biologia molecular e celular, bem como da epidemiologia e controle.

Para o organizador, o fato do Congresso ser realizado no Brasil elevou a quantidade de trabalhos. Dr. Sinval aponta que o País tem a maior quantidade de pesquisadores em leishmanioses no mundo. “O evento contará com uma expressiva participação de colegas que trabalham nos serviços de vigilância epidemiológica e atenção à saúde”, destaca ao explicar que eles participam anualmente da reunião de pesquisa aplicada em leishmanioses e este ano, o encontro, ocorrerá dentro da programação do Worldleish 5.

Espaço para as discussões
O Congresso tem um formato padrão: três sessões simultâneas e uma via satélite. Mas, de acordo com o presidente do Comitê Organizador a ideia é ampliar o timetable com mais duas salas para atender a grande demanda de trabalhos. Assim, seriam, ao todo, seis sessões simultâneas.

“Serão sessões de apresentações orais, de 15 minutos, seguidas de intensas discussões. As sessões de posters também são bastante valorizadas, com início às 16h30 e término às 21h”, explica Dr. Sinval ao acrescentar que serão complementadas com rodas de discussão com os maiores especialistas do mundo no assunto. Ele realça que o formato visa possibilitar maior integração de toda comunidade científica de “leishmaníacos”, brinca ao declarar que é como chamam carinhosamente os pesquisadores que estudam as leishmanioses.

Worldleish: pela primeira vez no Brasil
Esta é a primeira vez que o Congresso é realizado fora do chamado Velho Mundo. A primeira edição ocorreu em Istambul (Turquia), a segunda em Creta (Grécia), a terceira na Sicilia (Itália), e a quarta e última em Lucknow (Índia).

“Este é o maior Congresso no mundo dedicado a apenas uma doença parasitária e tão importante endemia em várias regiões do planeta”, frisa o organizador do evento ao observar que a próxima edição será em 2017. “Espanha, Portugal e Bangladesh já mostraram interesse em sediar o Worldleish 6”, adianta.

Considerada uma grande ocasião para a apresentação de novos conhecimentos, conferências retrospectivas sobre o estado da arte, integração dos pesquisadores do Brasil e das Américas com o resto do mundo, Dr. Sinval conta que são esperados um grande número de participantes do exterior, predominantemente da Europa, Ásia e Estados Unidos.

“Este cenário preliminar – faltando dois meses para o Congresso – nos faz prever um evento histórico, o maior de todas as edições dos Worldleish”, pondera ao comentar que nunca tantos trabalhos foram enviados para apreciação como nesta edição. “Para efeito de comparação, a maior quantidade de trabalhos submetidos em uma edição previa foi na Índia, em 2009, quando foram submetidos 729 abstracts”, lembra.

 
Serviço
O Quê: Worldleish 5
Quando: entre os dias 13 e 17 de maio de 2013
Onde: Porto de Galinhas /PE – Enotel Resort e Spa
Informações: Para fazer parte das discussões e saber mais sobre o Congresso acesse a página do Worldleish 5.