Reunião define diretrizes para comunicação na SBMT

Publicação: 16 de May de 2012

reuniao-sbmt-brasilia.jpg

Encontro teve o objetivo de integrar, ainda mais, as mídias de comunicação da SBMT, dando visibilidade ao novo conceito de medicina tropical

Mostrar que a medicina tropical está além da “parasitologia tropical aplicada” e deve se voltar também para as doenças tropicais urbanas e para as doenças tropicais não infecciosas, inclusive as de causas externas – como a violência nas favelas e os acidentes de moto nas cidades tropicais. Foi seguindo esta linha que o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Carlos Henrique Nery Costa, abriu a reunião, com membros da SMBT e com os profissionais de comunicação. O encontro, que ocorreu no Núcleo de Medicina Tropical, da Universidade de Brasília (UnB), teve o objetivo de integrar, ainda mais, as mídias de comunicação da SBMT, dando visibilidade ao novo conceito de medicina tropical.

Na pauta, estavam a apresentação dos trabalhos desenvolvidos e projetos futuros para a Revista da SBMT, portal, a assessoria de comunicação – newsletter e divulgação na grande mídia – e a lista de discussão Medtrop-L.

Pedro Emanuel Rocha da Silva, representando o Dr. Dalmo Correia – editor da Revista da SBMT (RSBMT) – propôs ações para melhorar a visibilidade e aumentar o fator de impacto da RSBMT, tais como: melhorar a qualidade dos artigos publicados, manter a regularidade da revista e a auto-sustentação financeira, além de digitalizar e disponibilizar on line as edições publicadas de 1968 a 1997.

Convidado para fazer parte do encontro, o novo parceiro da SBMT nesse projeto de interação da medicina tropical com seus pares, Dr. Gustavo Romero comentou que o Dr. Carlos Henrique e Dr. Dalmo Correia deveriam efetuar modificações na descrição de escopo da revista, que seriam acompanhadas por um editorial assinado por eles dois. “O corpo de pareceristas da revista deve ser internacionalizado. O processo de divulgação precisa ser ágil. Deve ser discutido o papel de um editor associado de perfil executivo para auxiliar o editor principal. O material de imagens dos artigos pode ser utilizado no banco de imagens “linkando” os artigos dos quais foram extraídas para dar maior visibilidade às publicações”, analisou Dr. Gustavo. Ele aposta em um trabalho assim para dar maior visibilidade às mídias da SBMT. Para isso, uma das atribuições do novo integrante, é auxiliar Dr. Valdir Amato e Rômulo Villela na discussão do Portal, com a equipe contratada, para adequá-lo ao escopo da SBMT – conforme sugerido na reunião.

O responsável pelo Portal, Rômulo Villela Ponte, concordou com a discussão e, também, sugeriu diversas melhorias técnicas, como a mudança da apresentação, já sendo efetivadas. Entre elas, estará também a alteração o nome da newsletter, a fim de atrair mais a atenção dos sócios, divulgar de forma mais ampla as notícias e abordar assuntos da lista de discussão no fórum da SBMT.

Mas a participação do Dr. Gustavo foi além. Ele também vai moderar, juntamente com Dr. Jeffrey Shaw, a Medtrop-L. Dr. Shaw ficou feliz em conseguir um colaborador e apresentou o trabalho desenvolvido até o momento. Apesar de uma tarefa árdua, que demanda muito tempo, ele comemora ter um bom grupo de discussão e torce para que amplie cada vez mais. Dr. Shaw acredita que a Medtrop-L favorece maior interação entre os profissionais para que possam compartilhar seus conhecimentos e contribuir com aqueles que têm menos experiência em doenças tropicais.

Já a newsletter, além de ter uma nova cara, desde a penúltima edição (nº 9), passará a ser disponibilizada, em breve, também na língua inglesa (assim como o portal). A opção de ofertar o material em dois idiomas pretende aproximar, cada vez mais, profissionais de saúde de todo o mundo em torno do tema da medicina tropical. Para isso, além de criar hiperlinks nos textos, com informações de interesse, serão criados tags (palavras chave) para que o material possa ser encontrado, facilmente, em buscas pela internet. Com isso, começamos a fazer uma integração das ferramentas de comunicação da SBMT: redes sociais (Twitter e Facebook), site, revista e newsletter. A partir da próxima edição, a Revista da SBMT, que agora, além de um hotsite terá uma síntese simples sobre o assunto que será abordado, vai ter um link especial na newsletter. Inclusive, os links das matérias veiculadas na mídia mundial, utilizadas na publicação, terão novo título: MedTrop World.

As mudanças propostas pela nova assessoria de imprensa incluem, ainda, o envio de informes especiais aos associados solicitando que as pessoas mostrem a face da medicina tropical em seu estado ou município, ou em suas pesquisas e de alunos, enviando textos e imagens. Foi também sugerido que é preciso reforçar a amplitude do conceito, atual, da medicina tropical. O objetivo é que a SBMT assuma o papel central na discussão do tema em um mundo, com uma visão cosmopolita e de protagonista na promoção do bem estar dos povos tropicais.

Na oportunidade, também contribuíram decisivamente para a discussão, Dr. Sinval Brandão Filho, primeiro secretário da SBMT, Cleudson Nery de Castro, primeiro tesoureiro, e Thaíssa Nascimento, secretária executiva.…