Secretário recebe dupla homenagem na Câmara Municipal

Publicação: 10 de fevereiro de 2012

A sessão solene será realizada nesta quarta-feira (08), a partir das 10h, no plenário Estácio Pereira de Melo

O secretário-adjunto de Estado da Saúde de Roraima (Sesau), Alexandre Salomão, será homenageado com dupla honraria nesta quarta-feira, 08, pelos vereadores da Câmara Municipal de Boa Vista (CMVB). Na solenidade, prevista para às 10h, será concedido o Título de Cidadão Boavistense e a Medalha de Honra ao Mérito Rio Branco.

As comendas são as mais altas condecorações conferidas pela Câmara Municipal. O decreto Legislativo, de autoria do vereador Chico Doido (PPL), é em reconhecimento pelo inestimável trabalho em prol da saúde pública do Estado.

Formado em medicina pela Universidade Federal de Roraima em 2003, Alexandre Salomão está no cargo de secretário-adjunto do Estado da Saúde desde 2009. Além disso, continua contribuindo nas atividades do serviço de Infectologia e na UTI do Hospital Geral de Roraima, além de ser coordenador da Residência Médica de Infectologia da Sesau/SUS-RR desde 2008.          

O médico também é referência da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde do Estado, para os trabalhos de presidente no Comitê Estadual Técnico de Prevenção e Respostas para Eventos de Emergências em Saúde (Comitê Cievs). Ele também preside o Grupo de Operação de Emergência do Estado, do Grupo de Ações Preventivas do Cólera (GAP 2011) e é vice-presidente do Comitê de Investigação de Óbitos por Dengue.

Uma das atuações marcantes de Salomão foi à presidência do Gabinete Emergencial de Influenza, em 2009 e 2010, em razão do alerta da pandemia emitido pela Organização Mundial da Saúde. Outra importante contribuição foi durante o combate ao dengue tipo 4 em Roraima, que desde início da década de 80, o vírus não circulava no Brasil.


CURRÍCULO

Por falta de médico anestesista em Roraima, o médico Alexandre Salomão de Oliveira nasceu na cidade de Manaus (AM). Com três dias de vida, Salomão, que é neto de um dos pioneiros no ramo de comércio, Said Samou Salomão, chegou ao Estado.

A paixão pela medicina vem de berço, já que é a profissão dos pais Sumaia Salomão e Benigno José de Oliveira (já falecido) e do padrasto e pai de coração, Jan Wilt.  

Tornou-se infectologista, após ter feito residência médica na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas. Contudo, é médico concursado do Governo de Roraima. Possui MBA em Saúde Pública e Gestão Hospitalar. Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, preside a Sociedade Roraimense de Medicina Tropical e é Membro da Comissão Estadual de Vigilância Sanitária.

ASCOM SESAU (095) 2121 0507