Brasil se prepara para receber congresso mundial de leishmanioses

Publicação: 12 de janeiro de 2012

Conhecido como Worldleish, a quinta edição do congresso mundial de leishmanioses será no Brasil, na praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco. Apesar da distância até a data de início do evento, marcado para 2013, os preparativos estão a todo vapor.

Os assuntos que nortearão o encontro já estão definidos. “Vamos abordar todos os aspectos e temas das áreas do conhecimento relacionadas às leishmanioses no mundo, desde a biologia celular e molecular até o tratamento e o controle”, afirma Sinval Brandão Filho, um dos integrantes da comissão organizadora do Worldleish 5.

Além do Dr. Sinval, pesquisador titular do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz, outros três nomes estão definidos para compor o grupo organizador do evento: Dr. Claude Pirmez (vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz); Dr. Carlos Costa (docente da Universidade Federal do Piauí e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical); e Dr. Jeffrey Shaw (pesquisador da Universidade de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia).

Um comitê científico também já está constituído. Ele será formado por 30 eminentes pesquisadores brasileiros com representatividade internacional.  Há planos de formalizar uma comissão internacional, que atuará na demarcação do programa do evento.

Para o congresso em terras brasileiras, existe a expectativa por novidades em relação ao Worldleish 4, realizado na Índia em 2009. “Estamos planejando um maior número de oficinas e simpósios satélites, em conjunto com o DNDi (sigla em inglês para Iniciativa de Medicamentos para Doenças Negligenciadas), com a OMS, com a OPAS e com a SVS/MS, entre outros possíveis parceiros, além da grade básica tradicional do programa cientifico do congresso, baseada em conferências, apresentações orais selecionadas e pôsteres”, explica Sinval.

As datas de realização do Worldleish 5 estão definidas. O evento ocorrerá entre os dias 13 e 17 de maio de 2013. Até março do ano corrente, o site oficial estará disponível e, em abril, será divulgado o hotel com centro de convenções em que ocorrerão as atividades do congresso.