Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária no Brasil alça país a expoente na área

Publicação: 17 de outubro de 2011

O Brasil assume a posição de referência mundial em estudos sobre medicina tropical. O fato de o país ser sede do 18º Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, que acontecerá em setembro do ano que vem no Rio de Janeiro, é um marco para este papel de protagonista reconhecido pela comunidade científica.

“A interação propiciada pelo evento entre cientistas brasileiros e dos cinco continentes terá um enorme impacto na saúde pública e na ciência brasileira”, afirma o Professor José Rodrigues Coura, presidente do Comitê Executivo do evento.

Este patamar atingido pelo Brasil, de acordo com o Professor Coura, deve-se, em muito, pelo conhecimento em doenças tropicais negligenciadas – por sinal, tema central do congresso –, em especial no que se refere à doença de Chagas e seu controle. “De 1983 a 2006, o país controlou o Triatoma infestans, o seu principal vetor, e a transmissão por transfusão de sangue, tornando-se exemplo para o mundo”, relembra.

A ideia de fazer do Brasil a sede do maior fórum sobre medicina tropical vem de 2006 quando o Professor Coura, já anteposto como presidente do Comitê Executivo, foi designado em assembleia da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) para pleitear a ação junto à Federação Internacional. A resposta favorável às pretensões da SBMT veio em 2008, durante o 17º Congresso Mundial em Jeju, na Coreia do Sul.

O evento internacional é recebido com grande satisfação pela entidade. “O Congresso Mundial no Rio colocará nossa associação em evidência para o mundo. Será um dos maiores congressos de todos os tempos, que possibilitará uma nova discussão do conceito e da abrangência da medicina tropical”, diz Carlos Henrique Nery Costa, presidente da SBMT.

Paralelamente ao fórum internacional, a capital fluminense também receberá o 48º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, que irá comemorar o seu cinquentenário em 2012. Segundo Nery Costa, esta coincidência foi estrategicamente pensada também pela representatividade que a SBMT tem alcançado ao longo dos anos, com participações importantes em decisões sobre políticas de saúde e disseminação de conhecimento na área.

As inscrições para participar do 18º Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária e do 48º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical podem ser feitas por meio do site www.ictmm2012.ioc.fiocruz.br. O programa do evento está em processo de finalização e, a partir de novembro deste ano, os palestrantes, entre os quais estarão os maiores especialistas brasileiros e estrangeiros, serão convidados.…