A nova comunicação na Medicina Tropical

Publicação: 19 de agosto de 2011

A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) vive nova fase. A consolidação das redes sociais virtuais junto às mais diversificadas empresas e instituições indicam uma era da qual nossa entidade não pode ficar de fora. Meta cumprida da plataforma de gestão da atual diretoria, a adesão a ferramentas que permitirão relacionamento mais profícuo com associados e comunidade científica representa mais uma peça na engrenagem que proporcionará mudança significativa no tratamento e reconhecimento da Medicina Tropical na classe médica.

O início deste entendimento se configura a partir do aprimoramento do nosso site. Com novo layout e a criação de novas seções, os membros da sociedade ganharam um meio funcional para compartilhar e disseminar seus trabalhos e pesquisas. Com as mudanças, em breve será possível efetuar o pagamento da anuidade na própria página, sem a cobrança de multa, uma vez que o título de sócio tem validade de um ano. Remodelado há quatro meses, o novo portal da SBMT será a base para todas as plataformas que integrarão o novo modelo de comunicação da entidade, atuando como hub dos veículos já existentes, dos recém-desenvolvidos e das futuras criações. O espaço, que futuramente terá sua versão em inglês, transforma-se, portanto, em um auxílio no inerente – e cada vez mais necessário – processo de educação continuada da medicina.

A inserção da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical no Facebook e a criação do @MedTropical, perfil da instituição no Twitter, potencializarão a capacidade da página oficial como um meio de interação e debates a respeito das atividades desenvolvidas por cada um dos associados no campo científico. Ferramentas que movimentam, juntas, quase 1 bilhão de usuários no mundo, fatalmente gerarão maior tráfego de experiências à nossa matriz digital.

Mensalmente, a Newsletter da SBMT reunirá os temas de maior interesse dos membros da entidade. Esse material informativo, que será enviado à nossa base de endereços eletrônicos, apresentará comunicados da diretoria geral e de representantes regionais, notícias pertinentes à área, agenda de congressos, grupos de trabalho e eventos representativos aos tropicalistas.

As ferramentas supracitadas, além de impulsionarem o site oficial, transformar-se-ão em divulgadores do andamento e das conclusões dos assuntos abordados na Lista de Discussão, fazendo com que ela cresça em quantidade e, sobretudo, em qualidade.

A Revista SBMT também trilhou o caminho da evolução a partir da renovação imposta ao portal da entidade. Com o novo site, passou a ser possível realizar a submissão de manuscritos e artigos para publicação neste periódico científico.

Com a criação de novos meios de comunicação entre associados, tornou-se imperativo que cada um dos regionais informe aos colegas a necessidade de atualizarem seus dados junto à sociedade. Para isso, basta mandar um e-mail como endereço residencial e/ou comercial e endereço eletrônico para sbmt@sbmt.org.br a fim de que os cadastros sejam atualizados e, por conseguinte, que todos os membros possam desfrutar desses valorosos serviços.

O ensejo em que se apresentam as inovações empenhadas pela SBMT é único. Esperamos que essas as novidades sirvam de estímulo para a produção ininterrupta de conhecimento em Medicina Tropical, que, após a resolução do CFM, caminha a passos largos no objetivo de alçar o patamar que lhe é de direito: o reconhecimento enquanto um ramo da ciência e da saúde pública de importância crucial para cerca de 40% da população mundial e aquele, olvidado, de se tornar uma das mais importantes especialidades médicas sob o sol do equador.

Dr. Valdir Sabbaga Amato

Responsável pelo Sistema Web da SBMT e Representante da Regional São Paulo da SBMT