Nota técnica DNDi

Publicação: 14 de August de 2018

O Brasil avança em direção a novas mudanças no paradigma da conduta clínica e terapêutica da doença de Chagas.

Após a revisão do Consenso Brasileiro em doença de Chagas em 2015, as novas diretrizes buscam acompanhar os avanços científicos e responder aos desafios gerados pela doença. O Protocolo Clínico e de Diretrizes Terapêuticas da doença de Chagas (PCDT) acaba de ser publicado para consulta pública, estando disponível para o envio de contribuições até o dia 23 de agosto de 2018.

O PCDT é uma ferramenta para garantir a integralidade dos serviços nacionais de saúde, estabelecendo claramente os critérios de diagnóstico, tratamento e monitoramento, possibilitando a revisão e atualização periódica das diretrizes. Dentro do princípio de participação do Sistema Único de Saúde, convocamos a rede da Plataforma Chagas a participar dessa consulta pública.

Nesse sentido, a DNDi levantou algumas necessidades de ajuste do PCDT, detalhados na nota técnica em anexo (também disponível em https://www.dndial.org/2018/comunicacao-e-informacao/noticias-dndi/nota-tecnica-pcdt-chagas-2018/). Convidamos os parceiros a debaterem e compartilharem as suas posições sobre o documento. Como especialistas, profissionais de saúde, pesquisadores, usuários e tomadores de decisões, a nossa comunidade dispõe de qualificação e conhecimento para apoiar as políticas públicas acerca da doença de Chagas no Brasil.

O formulário de consulta pública pode ser preenchido por pessoas físicas com CPF ou por organizações com CNPJ – quanto mais pessoas contribuírem em apontar as problemáticas das questões levantadas, maior a nossa incidência política. Os posicionamentos elaborados são fruto de discussões entre DNDi, Fiocruz e MSF. O fórum da Plataforma Chagas é também um canal para se enriquecer esse debate, aberto às impressões e colaborações da nossa comunidade.

O envio das contribuições pode ser feito pelo site do CONITEC, pelo link:  http://conitec.gov.br/consultas-publicas

Com espírito participativo e democrático, convidamos a nossa rede a incidir sobre os avanços de saúde pública para Chagas no Brasil!

Confira aqui a PCDT Doença de Chagas Brasil – Nota técnica DNDi – Agosto de 2018

DNDi América Latina