
Publicação: 26 de July de 2019
Segundo módulo de curso para integrar e fortalecer movimentos e organizações teve início hoje em Belo Horizonte.
Representantes de dez estados brasileiros e de diferentes doenças infecciosas e negligenciadas iniciaram, na manhã de hoje (26), o segundo módulo do Curso de Fortalecimento de Lideranças. O encontro é realizado nos dias 26 e 27 de julho, em Belo Horizonte, buscando desenvolver capacidades e integrações.
Participam do curso pessoas acometidas pela hanseníase, doença de Chagas, leishmaniose, esquistossomose, hepatites e filariose linfática. Na primeira manhã do curso, os participantes puderam discutir sobre competências técnicas, pessoais e políticas de líderes em defesa de suas causas de acesso à saúde e qualidade de vida.
O primeiro momento também foi de partilhas sobre o aprendizado proporcionado pela primeira união do grupo, em 2018, e o fortalecimento de movimentos incluídos no curso. Um exemplo foi trazido por Marli Araújo, do Grupo de Apoio às Mulheres Atingidas pela Hanseníase (Gamah), de Brasília-DF.
Após participação no primeiro módulo de Fortalecimento de Lideranças, Marli testemunhou que o grupo conseguiu mais participação e oportunidades para discutir o tema das doenças negligenciadas em Conselhos de Saúde, além de ser acionado por outros movimentos para tirar dúvidas de pessoas acometidas e partilhar estratégias de mobilização.
O grupo discutiu ainda a necessidade de alinhar estratégias de comunicação sobre as doenças negligenciadas, com o objetivo de informar e engajar mais pessoas e organizações no enfrentamento das consequências e causas das diferentes patologias.
“A ideia é que a gente possa apoiar estas pessoas no empoderamento de organizações e movimentos sociais das doenças negligenciadas na busca de seus direitos e das necessidades de suas comunidades em diferentes territórios do Brasil”, resume Alexandre Menezes, diretor nacional da NHR Brasil.
Reencontro
O segundo módulo do curso é promovido pela NHR Brasil, com apoio da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e do Ministério da Saúde. O encontro ocorre no hotel Bristol Lieu Pampulha, em Belo Horizonte. Em 2018, o primeiro módulo foi realizado em Recife nos meses de agosto e setembro.
Um aspecto importante do curso é a participação das atividades do Fórum Social para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Doenças Negligenciadas. O encontro será realizado no domingo, 28, na sede da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Campus Pampulha.
Discutindo demandas por acesso à saúde e desenvolvimento inclusivo debatidos no Fórum, as pessoas envolvidas na construção coletiva traçam caminhos de integração dos movimentos e expressam suas reivindicações em carta elaborada ao fim do encontro.
Nos últimos três anos, pessoas acometidas pelas doenças negligenciadas tiveram o espaço para leitura destes documentos durante a abertura do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical – MedTrop.
…
Este ano, o prêmio contempla trabalhos realizados por universitários de cursos de Comunicação. Inscrições seguem até o dia 25 de outubro
Two new cases of sabia virus (SABV) infection have been identified using metagenomics in patients with suspected severe yellow fever
NAT Chagas Kit brings together all the compounds necessary for the identification of Trypanosoma cruzi DNA
.