
Publicação: 13 de April de 2022
.
A data foi incluída no calendário mundial da saúde em 2019 e no ano de 2020 é comemorada oficialmente pela primeira vez. O objetivo principal é alertar para a importância da conscientização sobre o combate à doença.
Endêmica em 21 países das Américas, com destaque ao Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia e México. No Brasil, a doença é a quarta causa de morte entre as doenças infecto-parasitárias.
Nas Américas, estima-se que 6 a 8 milhões de pessoas estejam infectadas com o Trypanosoma cruzi, no entanto, a maioria das pessoas (7 em cada dez) desconhece sua condição devido à ausência de sintomas clínicos. Mais de 10 mil pessoas morrem a cada ano em consequência de complicações clínicas da doença e cerca de 75 milhões de pessoas na região correm o risco de contraí-la.
A doença continua causando grande sofrimento e matando milhares de pessoas na América Latina, especialmente nos países mais pobres e entre as populações mais vulneráveis. Estima-se que apenas 1% dos infectados são tratados a cada ano. A conscientização de todos sobre a importância de melhorar a detecção precoce é essencial para melhorar as taxas de tratamento e cura. Infelizmente o diagnóstico ocorre frequentemente nos estágios finais da doença.
Este ano, o prêmio contempla trabalhos realizados por universitários de cursos de Comunicação. Inscrições seguem até o dia 25 de outubro
Two new cases of sabia virus (SABV) infection have been identified using metagenomics in patients with suspected severe yellow fever
NAT Chagas Kit brings together all the compounds necessary for the identification of Trypanosoma cruzi DNA
.