Dr. Jeffrey Shaw será um dos homenageados na 66ª Reunião Anual da ASTMH

Publicação: 14 de outubro de 2017

O reconhecimento internacional do Honorary International Fellows se deve às contribuições dadas pelo pesquisador, tanto à comunidade científica quanto à sociedade

O cientista já foi homenageado pelo governo britânico por suas pesquisas sobre a Leishmaniose no Brasil, ocasião em que recebeu a Condecoração da Ordem do Império Britânico

Durante a 66ª Reunião Anual da American Society of Tropical Medicine and Hygiene (ASTMH), que ocorre entre os dias 5 e 9 de novembro, em Baltimore, Maryland USA, o Dr. Jeffrey Jon Shaw, por indicação do ex-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) Mitermayer Galvão dos Reis, com o apoio de outros três pesquisadores, o professor Edgar Marcelino Carvalho, professor Phillip Scott e a professora Diane McMahon-Pratt, será agraciado com o Honorary International Fellows. A honraria é conferida àqueles que trabalham em todo o mundo contra as doenças tropicais.

O reconhecimento internacional se deve às contribuições dadas pelo pesquisador, tanto à comunidade científica quanto à sociedade. O professor. Shaw dedica-se ao estudo das Leishmanias desde que se mudou para o Brasil, em 1965. O cientista já foi homenageado pelo governo britânico por suas pesquisas sobre a Leishmaniose no Brasil, ocasião em que recebeu a Condecoração da Ordem do Império Britânico.

Doutor Jeffrey Shaw possui graduação em Zoologia pela University of London (1960), especialização em Advances In Immunology pela Université de Lausanne (1972), mestrado em Diploma in Applied Parasitology & Entomology pela University of London (1961) e doutorado em Parasitologia pela University of London (1964). Atualmente é Consultor do Instituto Evandro Chagas, Professor Sênior da Universidade de São Paulo (USP), Gerente geral da International Leishmania Network, Consultor da Financiadora de Estudos e Projetos, Consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS), Consultor da Agência COLCIENCIAS, Consultor da Fundação Nacional de Saúde – Presidência, ad hoc reviewer da Pan American Journal of Public Health, além de revisor de vários periódicos.

O Honorary International Fellows da ASTMH é conferido em reconhecimento à realização excepcional de um cidadão não americano que fez contribuições eminentes em algum momento à Medicina Tropical e Higiene O membro somente é premiado depois de cuidadosa consideração pelo membro honorário internacional da ASTMH e Comitê, além da aprovação pelo Conselho da American Society.

Em 2014, o Dr. Mitermayer Galvão dos Reis, então presidente da SBMT, foi indicado pelo doutor em Doenças Contagiosas, cientista da Universidade Case Western Reserve (EUA), Dr. Ronald Blanton. De acordo com ele, enquanto o Dr. Mitermayer esteve à frente da Fundação Oswaldo Cruz, na Bahia, a instituição alcançou um grau de excelência comparável aos melhores centros do mundo. Entre as alterações citadas pelo norte-americano, além da estrutura física, está a integração entre os cientistas e a abertura do local para a comunidade. A honraria o tornou membro permanente da ASTMH.