Atenção: Abertas as inscrições para o Grand Chalanges Explorations da fundação Gates

Publicação: 18 de março de 2019

Nova chamada do programa Grand Challenges Explorations vai investir 100 mil dólares em propostas que utilizem tecnologias emergentes para avançar temas prioritários

Fundação Bill & Melinda Gates procura tecnologias para resolver os principais desafios de saúde no mundo
Nova chamada do programa Grand Challenges Explorations vai investir 100 mil dólares em propostas que utilizem tecnologias emergentes para avançar temas prioritários
Projetos inovadores que utilizem tecnologias como inteligência artificial, nanotecnologia e sequenciamento de DNA voltados para os principais problemas de saúde global podem receber um financiamento de 100 mil dólares da Fundação Gates para colocá-los em prática. As propostas precisam focar nas áreas que a Fundação considera como prioritárias. Alguns exemplos são HIV, malária, tuberculose, saúde materna e infantil, vacinas e doenças tropicais negligenciadas.
O Programa Grand Challenges Explorations já financiou mais de 1400 projetos em cerca de 70 países, 39 deles no Brasil. Um dos pesquisadores financiados foi José Guilherme Cecatti, professor de Obstetrícia da Universidade Estadual de Campinas. Ele foi contemplado na chamada do Grand Challenges Explorations de 2017 e pretende desenvolver um pequeno dispositivo para medir os padrões de sono e a atividade física de mulheres grávidas. A ideia é ajudar a identificar sinais precoces de condições médicas graves, como diabetes gestacional e parto prematuro e, assim, trata-los com antecedência.
Além do desafio Tecnologias emergentes para encontrar novas soluções em áreas prioritárias de saúde global, o GCE também vai financiar propostas sobre: Nichos ambientais da Salmonella Typhi para entender se a sobrevivência de S. Typhi no ambiente é afetada por antibióticos e seus resíduos e se a exposição ambiental a antibióticos tem impacto no desenvolvimento da resistência a antibióticos e na transmissibilidade da bactéria; e Aumento da procura por serviços de vacinação com foco na transmissão de conhecimento prático sobre vacinas e serviços de vacinação para cuidadores e ideias para melhorar a praticidade e/ou a procura desses serviços.
Para se inscrever nas chamadas, é preciso que as propostas sejam preenchidas de forma online e em inglês. Não é necessário apresentar dados preliminares no texto, mas é importante demonstrar em duas páginas que a ideia é inovadora e que gera impacto. São aceitos projetos de candidatos de todos os níveis de experiência e de qualquer área ou organização, incluindo universidades, laboratórios, institutos de pesquisa, ONGs e empresas privadas.  Neste link é possível encontrar mais informações sobre como aplicar para a chamada de interesse.
Se o projeto escolhido e financiado pela Fundação for bem-sucedido, ainda é possível aplicar para um financiamento adicional de 1 milhão de dólares. No Brasil, uma parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) abre a possibilidade de um aporte adicional de 25.000 a 50.000 dólares aos inovadores de seus estados que tiverem suas ideias selecionadas.